Eleições, individualismo e classes sociais

Wagner Miquéias F. Damasceno A eleição burguesa é um terreno desfavorável para os trabalhadores, e é assim, especialmente, por quatro motivos: 1) por tentar dar uma saída política que não ponha em questão a integralidade do capitalismo – em nosso caso, sempre respeitando os marcos do regime... (more...)

Ferreira Gullar, calando sobre política, é um poeta

Diego Braga Ao contrário de sua poesia, poucas vezes li a coluna de Ferreira Gullar na Folha de S. Paulo. Das ideias reacionárias, não gosto nem das muito bem escritas. Esta coluna de Gullar que vou comentar me interessou em virtude de uma postagem nas redes sociais que anunciava que “Ferreira... (more...)

O conceito de trabalho produtivo em Marx

André Coutinho Augustin Um dos conceitos centrais que Marx usa para explicar o modo de produção capitalista é o de trabalho produtivo. No entanto, ele também é alvo de grandes polêmicas entre os marxistas. Para entender o que é trabalho produtivo para Marx é preciso antes deixar claro que esse... (more...)

A natureza da burocracia na história da esquerda

Henrique Carneiro Um princípio teórico básico do socialismo é de que o capitalismo não serve porque nele o pleno desenvolvimento das potencialidades do trabalho social não é alcançado porque não há planificação. Competidores privados disputam desenfreada e egoisticamente entre si as parcelas... (more...)

Organizando a indignação

Ruy Braga “Que el miedo cambie de bando, Que el precariado se haga visible, Que no se olviden de tu alegría.” (Ismael Serrano, La Llamada) Os sismos causados pelo movimento dos Indignados espanhóis ameaçam se transformar em um terremoto político devastador para o neoliberalismo. De... (more...)

A queda do Muro de Berlim, vinte e cinco anos depois

  Valério Arcary “Que a socialização dos meios de produção (…) representa um tremendo benefício econômico se pode demonstrar hoje em dia não só teoricamente, mas também com a experiência da União dos Sovietes, apesar das limitações desse experimento.  É verdade que os reacionários... (more...)

A queda do muro de Berlim e o sonho da burocracia soviética

Gustavo Henrique Lopes Machado Neste mês de novembro completa-se 25 anos da queda do muro de Berlim, prelúdio imediato do desmoronamento do mundo soviético. No segundo semestre de 1989 na Polônia, Checoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária e na República Democrática Alemã o poder do partido... (more...)

Prêmio Nobel de Literatura: do surgimento à queda do Leste

Diego Braga O anúncio do Prêmio Nobel de Literatura de 2014 para o francês Patrick Modiano não causou muito espanto. É dos autores mais populares na França, embora quando do anúncio do prêmio seus livros estivessem fora de catálogo no Brasil. Nada estranho. Não somos um país de muitos leitores,... (more...)

Brasil, vitória de Pirro e depois: nova polêmica jornalística com Atilio A. Borón

Betto della Santa “Se ‘tamos todos juntos contra quem vamos lutar?” (Palavra-de-ordem da Liberdade e Luta – OSI, 1979) Poucos dias antes do segundo turno das eleições brasileiras Atilio Borón – um prestigiado cientista social latinoamericano, membro do Partido Comunista Argentino e articulista... (more...)

Uma nota sobre ideologia no marxismo

Valerio Arcary “Principalmente, todos nós atribuímos e tivemos de atribuir o máximo da importância à dedução das concepções políticas, jurídicas e outras concepções ideológicas, bem como aos atos que delas derivam, a partir dos fatos econômicos fundamentais. Ao fazermos isso, descuramos... (more...)

stafford.latonia@mailxu.com