Sindicatos, oposições e redes de solidariedade nos Estados Unidos

  Alvaro Bianchi Este breve artigo pretende descrever três diferentes processos de organização da luta dos trabalhadores nos Estados Unidos: os sindicatos, os grupos de oposição sindical e as redes de solidariedade. Sindicatos Os sindicatos estadunidenses funcionam como grandes grupos de... (more...)

A transitividade da transição: da ditadura à democracia Lei & Ordem

Renato Luís do Couto Neto e Lemos As recentes ofensivas dos governos Dilma Rousseff e Pezão (RJ) contra movimentos de oposição à sua política e aos seus projetos econômicos mantêm na pauta de discussões os liames entre o atual regime de dominação classista e a ditadura empresarial-militar... (more...)

A destruição de Gaza

Aldo Cordeiro Sauda e Marcia Camargos* Jogar bola na praia é algo que todos já fizemos em algum momento. Brincadeira saudável, atrai qualquer criança. Mas não será assim que as peladas a beira mar serão lembradas pela familia Bader. Foi em meio a uma delas que os irmãos Zacarias e Ahed, além... (more...)

“O marxismo brasileiro precisa se renovar”: entrevista com Alvaro Bianchi e Marcelo Badaró

Daniela Mussi  Em 1998, ano em que o Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels completou seu 150o aniversário, surgiu no Brasil a Revista Outubro. Seu manifesto de lançamento editorial apresentava uma revista marxista independente, cuja vocação estava na publicação de artigos e resenhas... (more...)

Roda da História

Aldo Cordeiro Sauda e Marcia Camargos Há um ano, as ruas e praças do Egito eram tomadas por aquilo que muitos viam como o ápice do processo iniciado pela queda do ditador Hosni Mubarak, em 2011. Um novo presidente, dessa vez o islamista Mohamed Morsi, acabava de ser derrubado. Passados 12 meses,... (more...)

O terrorismo israelense

Henrique Carneiro  Vivemos a era da novilíngua anunciada por George Orwell em “1984”. Os Estados manipulam termos dando-lhes um sentido oposto. O termo terror e seus derivados é um dos que mais se prestam para a operação ideológica de justificação do predomínio hegemônico estadounidense... (more...)

As necessidades humanas são limitadas ou ilimitadas?

Valério Arcary “Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade” (Aristóteles) “O projeto socialista é o de uma gradual satis­fação de mais e mais necessidades, e não uma restrição a requisitos básicos. Marx nunca foi um defensor... (more...)

O direito de greve no Brasil: uma longa luta

Demian Bezerra de Melo Se desde a Constituição de 1824 foram estabelecidas restrições à organização de associações para a defesa de interesses de categorias profissionais – antes mesmo que existisse a própria classe operária no Brasil! –, e o primeiro Código Penal da República (1890)... (more...)

Lenin e a burocratização do Estado soviético

Marcio Lauria Monteiro Leon Trotski é amplamente conhecido como um ferrenho adversário e um importante analista do processo de burocratização da União Soviética. Menos conhecida, entretanto (principalmente fora dos círculos trotskistas), é a luta travada por Lenin em seus últimos anos de vida... (more...)

Para desatar um nó: a Venezuela do século XXI

Antonio Rodrigues Belon De uma compreensão da questão venezuelana nasce um começo não um fim. Um começo de um conjunto de problemas a considerar. A Venezuela para ser estudada e pensada entra inseparavelmente no interior de questões contemporâneas mundiais. O lançamento de O movimento operário... (more...)

krolick_ouy dapper-krysta ruesch.ching@mailxu.com