Ebserh, a crise dos planos de saúde e o financiamento de campanha eleitoral

Gibran Jordão  Segundo dados do próprio Tribunal superior Eleitoral (TSE), as empresas de Plano de Saúde privado doaram nas eleições de 2010 aproximadamente 12 milhões de reais o que envolve partidos, candidatos a deputados estaduais, federais, senadores, governadores e a presidência da república. Nas... (more...)

Indicações sobre as origens teóricas e históricas da pós-modernidade

Gustavo Henrique Lopes Machado No curso do século XX e, em particular, nestas últimas décadas, emergiram uma série de correntes de pensamento pretensamente originais, em sua maior parte denominadas pós- ou neo- alguma coisa. Este quadro torna obscuro a compreensão e correta caracterização das... (more...)

As raízes e perspectivas da luta atual no México: entrevista com Abelardo Marina Flores

A entrevista abaixo foi concedida por Abelardo Marina Flores a Lucia Pradella especialmente para o blog Convergência, com o intuito de divulgar a luta popular no México. Abelardo é professor de Economia Política da Universidad Autônoma Metropolitana-Azcapotzalco (Cidade do México) e tem participado... (more...)

Uma nota sobre a revolução negra

Valerio Arcary “É pelo rastro que se conhece o tamanho da onça.” (Sabedoria popular brasileira.)   Classes sociais não devem ser percebidas como uma categoria sociológica abstrata. Nada pode fazer sentido quando se despreza a geografia e a história, portanto, o espaço e o tempo. O principal... (more...)

A parábola do pós-modernismo

Alvaro Bianchi Como corrente cultural o pós-modernismo encontra suas primeiras manifestações no início do segundo terço do século XX. Perry Anderson indicou claramente que o primeiro a utilizar a expressão foi um espanhol, no início dos anos 1930, Federico de Onís, o qual acreditava que o... (more...)

Quem é o precariado?

Ruy Braga A realidade de um número crescente de jovens em idade de entrar no mercado de trabalho em condições crescentes de deterioração da proteção aos trabalhadores surge como um fantasma saído diretamente do século XIX. Tal processo acusou a incômoda presença de uma fração de classe... (more...)

Por que a luta pelo plebiscito pela Constituinte exclusiva para a reforma política é uma tática equivocada?

Valerio Arcary “Duas luvas da mão esquerda não perfazem um par de luvas. Duas meias verdades não perfazem uma verdade.” (Eduard Douwes Dekker, alias, Multatuli). Reforma política é um tema complicado por muitas razões. Não é por acaso que quase todo o espectro político dos partidos que... (more...)

O Nobel de Literatura: uma ambígua celebração dos oprimidos

Diego Braga  Não pusemos em dúvida que os escritores laureados com o Prêmio Nobel sejam grandes mestres da literatura quando, em artigo anterior, sugeríamos as motivações políticas deste que é o prêmio literário mais importante do mundo. Deixamos dito, inclusive, que estas motivações têm... (more...)

Superávit primário e orçamento público

 Hélio Rodrigues Paralelo ao escândalo que envolve uma das maiores empresas estatais do Brasil, a Petrobrás (Petróleo Brasileiro S/A), a disputa política no Brasil está marcada pela recente proposta do governo de Dilma Rousseff em alterar a meta fiscal do superávit primário fixada na legislação... (more...)

Eleições, individualismo e classes sociais

Wagner Miquéias F. Damasceno A eleição burguesa é um terreno desfavorável para os trabalhadores, e é assim, especialmente, por quatro motivos: 1) por tentar dar uma saída política que não ponha em questão a integralidade do capitalismo – em nosso caso, sempre respeitando os marcos do regime... (more...)

stepaniak_francine@mailxu.com