Do Ponto de Partida à fundação da Liga Operária (1970-1974)

Alvaro Bianchi  Em 1974, o Brasil vivia o fim do governo de Emilio Garrastazu Médici, o mais repressivo de todos os governos militares. O golpe de 1964 completava dez anos, e a pujança do modelo de crescimento acelerado, chamado de “milagre”, parecia aos observadores mais superficiais, ainda inabalada.... (more...)

O golpe de 1964 no Piauí

Mauricio Moreira No dia 31 de março de 1964, há exatos 50 anos, os militares implantavam um ditadura no país que durou até o ano de 1985 quando Tancredo Neves foi eleito presidente pelo voto indireto do congresso nacional. Antes do golpe vivia-se um momento de grande participação popular na vida... (more...)

1964: o dezoito de Brumário da burguesia brasileira

Fábio José Cavalcanti de Queiroz  Para Marx (1997), quando Luís Bonaparte despojou “do seu halo toda a máquina do Estado”, profanando-a e tornando-a, “ao mesmo tempo desprezível e ridícula”, em larga medida, esse personagem obscuro da história estava levando a termo um projeto contrarrevolucionário... (more...)

O trotskismo egípcio e a luta contra Mubarak

Hossam El-Hamalawy (apresentação e tradução de Aldo Cordeiro Sauda.) O texto abaixo, redigido por Hossam El-Hamalawy, principal figura pública do trotskismo no mundo árabe, é um importante documento acerca do marxismo revolucionário no Egito. Redigido em meados de 2007, o texto narra de forma... (more...)

Memória e ditadura: a luta pela história

Alvaro Bianchi No dia 17 de fevereiro de 2009 o jornal Folha de S. Paulo, descreveu a ditadura militar brasileira como uma “ditabranda”. De acordo com esse jornal, o regime brasileiro teria sido mais ameno do que aqueles que tiveram lugar em outros países da América Latina durante o mesmo período.... (more...)

A cor mais visível

Ruy Braga  Aqueles com mais de trinta anos certamente vão se lembrar: o final da década de 1980 e o início dos anos 1990 foram marcados por uma combinação explosiva de descontrole inflacionário, recessão econômica, crise política e progressos da mobilização popular. O colapso do modelo de... (more...)

Contra a guerra e pelo direito à independência e unidade da Ucrânia sem oligarquias capitalistas

Henrique Carneiro Os enormes protestos que derrubaram o governo de Yanukovich na Ucrânia têm um sentido democrático de reivindicar liberdades sufocadas pelo governo, de denúncia da corrupção e de reivindicar a autodeterminação nacional. Começaram contra leis repressivas, enfrentaram a polícia... (more...)

Ativista egípcia fala sobre movimento sindical de seu país

Fatima Ramadan e Aldo Cordeiro Sauda A conferência abaixo foi concedida pela dirigente sindical egípcia Fatima Ramadan, membra do comitê executivo da Federação de Sindicatos Independentes do Egito (EFITU). Ela foi realizada no dia 8 de fevereiro de 2014, transmitida a partir do Cairo, para uma atividade... (more...)

Partidocracia, partidofobia, horizontalismo e método do consenso

Valério Arcary “O problema da organização é dificílimo, muito complexo, porque encerra, em si mesmo, uma contradição que às vezes se torna aguda. Toda organização ou estrutura é conservadora, precisamente porque tende a evitar que o que existe desapareça, destrua-se. Porém, ao mesmo... (more...)

Evento no Rio de Janeiro discute quem lucrou com a ditadura militar

Rejane Hoeveler e Demian Melo O cinquentenário do golpe de 1964 têm suscitado uma porção de debates sobre causas, conseqüências e desdobramentos daquilo que é hoje majoritariamente encarado como um dos períodos mais terríveis da história recente do Brasil. A instalação, já há quase dois... (more...)

wildmanaugustine@mailxu.com