Sim, Augusto Boal está muito vivo

  Natalia Conti A Mostra Augusto Boal, sediada no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro desde o dia 13 de Janeiro de 2015, traz aos palcos, murais, vozes, aquela que foi uma das principais figuras do teatro brasileiro. A amarração de vários campos – música, cinema, leituras, oficinas... (more...)

Nos seus 450 anos, Rio é apresentado como uma cidade idealizada, que ignora sua história

Teones França Uma das cidades do mundo mais agraciadas pela natureza, o Rio de Janeiro completa 450 anos. Entre fantasias e mentiras a prefeitura organiza vários eventos em torno a essa data marcante, jogando para debaixo do tapete características marcantes da história da cidade. A fundação da... (more...)

Mangabeira Unger: da política de ideias à ideia de política

Betto della Santa “Quem não sabe contra quem luta não pode vencer.” (sabedoria milenar chinesa apud Valerio Arcary.)  Ao dia 5 de fevereiro Roberto Mangabeira Unger foi oficialmente empossado ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) do novo Governo Dilma. Algumas palavras sobre... (more...)

As origens da Grécia contemporânea

Henrique Carneiro A Grécia viveu, no século XIX, uma das grandes lutas nacionais de independência que empolgou não apenas os gregos, mas espalhou uma onda de solidariedade europeia. Durante cerca de quatro séculos, a Grécia foi ocupada pelo império turco otomano, assim como toda a península... (more...)

Beto Richa quebrou o Paraná?

Eric Gil Há alguns meses, ainda em campanha eleitoral, Beto Richa (PSDB), então candidato a reeleição para governador do Paraná, dizia que as contas do estado estavam bem e que havia inclusive dinheiro em caixa para futuros investimentos. No entanto, semana passada Curitiba foi palco de uma grande... (more...)

Mário Pedrosa e a formação do PT: notas sobre um sonho traído

Gabriel Casoni Francisco de Oliveira, na introdução da coletânea de textos de Mário de Pedrosa reunidos no livro Sobre o PT, assinala, premonitoriamente, que aqueles textos “são documentos para História, no duplo sentido da documentação e da consciência da gênese de uma transformação”.... (more...)

Curitiba quente, Paranauê Paraná: uma crônica da pulsão plebeia

 Adriano Del Duca e Betto della Santa “Cantar com alegria, Paraná.” (Um toque de ladainha popular para jogo de capoeira Angola.) Confusão. Medo. Desorganização. Um clima de tensão generalizada atravessa a manhã do dia 12 de fevereiro entre os e as parlamentares pró-tratoraço.[1] Uma reunião... (more...)

Atrás dos fatos só não vai quem já morreu

Fábio José C. de Queiroz  “Deixemos que os fatos aconteçam” (Lênin). Aclamada por leitores e críticos, esta é a história da morte do fato como componente intrínseco da história. Notável por sua simplicidade, essa narrativa fantástica ganhou corações e mentes no meio acadêmico. Neste... (more...)

Syriza: partido e política internacional

Aldo Cordeiro Sauda A imprensa europeia estava em choque. Yanis Varoufakis, ministro das finanças do governo Syriza, apareceu sem gravata em suas reuniões internacionais. A camisa fora da calça, segundo o jornal alemão Die Welt, que o descreveu como um “comunista libertário”, indicaria a “agressividade”... (more...)

Relatos Selvagens

Diego Braga Em vários aspectos relevantes, Relatos Selvagens, do argentino Damián Szifron, que estreia neste “longa” assinando direção, roteiro e montagem, é um filme de grande valor. As aspas no “longa” se explicam porque Relatos Selvagens é, a rigor, a justaposição de seis curtas-metragens... (more...)

miao@mailxu.com crook kammererin@mailxu.com