1914-2014: os cem anos da Primeira Guerra Mundial e uma lição teórica

Valerio Arcary A queda da Comuna de Paris tinha selado a pri­meira fase do movimento operário europeu e o fim da Primeira Internacional. A partir de então começou uma nova fase. As revoluções espontâneas (…) os combates nas barricadas, depois dos quais o proletariado recaía de cada vez... (more...)

A bancada ruralista e o Congresso do capital

Pablo Polese Com 43,5% de renovação nos membros da Câmara, sendo 39% (198) eleitos pela primeira vez, e a leve renovação do Senado, fica a pergunta: com tanto “sangue novo” entrando no Congresso, a Bancada ruralista perdeu sua força política? A Bancada Ruralista até janeiro de 2015 Oficializada... (more...)

Antonio Gramsci em Curitiba

Lançamento de livro sobre as ideias do político italiano na capital paranaense contará com a exibição de um raro retrato seu, feito quando este ainda era vivo e prisioneiro do fascismo na Itália. No dia 18 de outubro, sábado, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná exibirá ao público uma importante... (more...)

O que não fazer?

Valerio Arcary   “Se uma pessoa te enganar ela merece uma surra. Se esta mesma pessoa voltar a te enganar, quem merece a surra é você.” (Sabedoria Popular Chinesa) Poucos mais de quinze dias nos separam do segundo turno das eleições presidenciais de 2014. Pela quinta vez, desde o... (more...)

O fim da CLT?

Ruy Braga Um espectro ronda o mundo do trabalho no Brasil – o espectro do fim da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Políticos e organizações patronais uniram-se em uma Santa Aliança para pressionar o Congresso pela aprovação do Projeto de Lei no. 4330/2004 do deputado e empresário do... (more...)

Zé Maria fala sobre ciência e tecnologia

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) encaminhou queastionário a Zé Maria (16), candidato à presidência da República nestas eleições. As respostas do candidato esboçam um programa dos socialistas para a ciência e a tecnologia no Brasil. Política Nacional de C,T&I ANPG: Historicamente,... (more...)

Não é somente com batalhas campais que se luta uma guerra

Diego Braga Como professor de literatura e escritor amador (no sentido de amar o que faço), talvez surpreenda-se o leitor com uma confissão minha: quase via de regra, detesto ler crítica literária. A ojeriza surge normalmente diante daquela de tipo mais comum, acessível e clara, encontrada nos jornais... (more...)

O proibicionismo na gênese do evangelicalismo na política: a nova direita

Henrique Carneiro Quando se pensa na participação política de boa parte dos grupos evangélicos, as questões que mais se evidenciam são a sua prioridade em torno do combate aos direitos de grupos sociais como mulheres, homossexuais, consumidores de drogas, no sentido de suprimir esses direitos! A... (more...)

80 anos da batalha da praça da Sé

Bruno Rocha “A data de 7 de outubro (de 1934) não pode ser sectarizada nem monopolizada por esta ou aquela tendência. Ela pertence a todos nós, ela se deve sobretudo ao heroísmo do proletariado de São Paulo; sua comemoração cabe a todos nós, anarquistas, stalinistas e trotskistas, comunistas... (more...)

Desafiando a hegemonia

Ruy Braga Se confiarmos nas atuais enquetes, Marina Silva apresenta boas chances de derrotar Dilma Rousseff em um eventual segundo turno. Uma guinada desta magnitude na cena política não se improvisa. Mas como interpretá-la? Há tempos, tenho insistido que a hegemonia lulista resulta da convergência... (more...)

favero-treva@mailxu.com jakubovmona@mailxu.com heiderman.ernestine@mailxu.com