Literatura e política na Albânia de Ismail Kadaré

Diego Braga 1. A tradição oral e o domínio otomano Os romances do albanês Ismail Kadaré são material privilegiado para a compreensão das potencialidades e limitações políticas da prática cultural literária. Isso se deve ao grau de elaboração e à forma como sua obra se insere no quadro... (more...)

Que tipo de ambientalismo defende Marina Silva?

Jeferson Choma  Ao longo de sua carreira política como senadora e ministra do Meio Ambiente, Marina Silva sempre se utilizou do legado de Chico Mendes. Nos anos 1980, Marina se destacou como uma das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) do Acre. Começou sua militância nas famosas... (more...)

Tolerância Zero em São Paulo?

Alvaro Bianchi O candidato do PT ao governo do estado de São Paulo, o ex-ministro Alexandre Padilha, lançou-se na disputa do voto conservador. Um de seus eixos nesta disputa é a política de segurança pública. Em seu programa de televisão, um locutor anuncia: “os bandidos usam celular e comandam... (more...)

O capitalismo financeiro e o caso da dívida argentina

 Hélio Rodrigues Quase todo mundo agora sabe que o mundo das finanças internacionais não tem lastro confiável e robusto, nem é particularmente justo ou razoável. Mas isso acaba de emergir de modo cabal, se isso já não fosse do conhecimento geral. A recente decisão da Corte Suprema dos Estados... (more...)

Clausewitz: guerra, política e revolução

Alvaro Bianchi  (Prefácio ao livro de Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos. Clausewitz e a política. Ijuí: Unijuí, 2014.) A chegada das tropas de Napoleão Bonaparte à Prússia abalou profundamente o modo de pensar dos alemães, mas também o modo do Ocidente se imaginar a si próprio. A Revolução... (more...)

Marina Silva: uma ambientalista ruralista?

Eric Gil A morte de Eduardo Campos, em 13 de agosto, abriu um novo cenário na disputa eleitoral. A saída de cena do candidato pernambucano permitiu a volta de Marina Silva, agora não mais como vice, e sim como candidata à Presidência. A chapa do PSB pulou de terceiro para segundo lugar nas pesquisas... (more...)

Trotsky: os ciclos do capitalismo em perspectiva histórica

 Valerio Arcary “A curva do progresso econômico põe em evidência dois tipos de movimento: um, fundamental, que expressa a elevação geral; outro, secundário, que corresponde às flutuações periódicas constantes, relativas aos dezesseis ciclos de um período de 138 anos. Nesse tempo, o... (more...)

Depois de Gaza: o BDS é uma opção

Ilan Pappé, o mais conhecido dos “novos historiadores” israelitas, visitou recentemente a África do Sul para impulsionar a campanha internacional de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS). Deu esta entrevista ao jornalista Shaun de Waal do semanário Mail &Guardian. Caracteriza Israel... (more...)

Lutar não é jogar

Ruy Braga De 1998 a 2001, o cineasta Pierre Charles acompanhou o sociólogo Pierre Bourdieu em suas intervenções públicas contra a globalização neoliberal. O resultado é o documentário La sociologie est un sport de combat. Dizem que Bourdieu não gostou do filme. De fato, trata-se de um documentário... (more...)

A ideologia do discurso “pela paz” na Palestina, ou como esconder a barbarie.

Hélio Rodrigues A foto do papa Francisco que viajou pelo Mundo mostrando-o no pé do muro que separa o espaço israelense do palestino, na Cidade de Belém, foi vendida como símbolo de repúdio à guerra, ao desamor, à intolerância religiosa (1). Todavia, a fotografia serve para reforçar a ideia... (more...)

powroznik244@mailxu.com blickermisti@mailxu.com eisenberger.hoa@mailxu.com